quarta-feira, 4 de novembro de 2009

ANOS DOURADOS


Após a retomada da democracia no Brasil em 1945, Juscelino Kubitschek e sua atuação na Presidência da república, foram referências para o Brasil entre os anos de 1956 e 1961. A era JK estava em todo canto, nos chamados "Anos Dourados". Ao longo da década de 1950, a sociedade brasileira foi industrializada rapidamente, passando de rural a urbana.
Nessa época foram aparecendo os eletrodomésticos, que prometiam facilitar a vida do lar. Eram de todos os tipos, desde enceradeiras a aspiradores de pó. Foram criados os objetos de plástico e fibra sintética, além de carros e casas, com mobílias com menos adornos.
Em se tratando estilo de vida, foi criado o que se chamou de "American Way of Life" (Estilo de vida americano) por conta da influência norte-americana da Segunda Guerra Mundial. Enquanto tudo isso se consolidava, os meios de comunicação se ampliavam. Eram rádios, revistas, jornais, radionovelas, o teatro de revista, as chanchadas e programas musicais e de humor.
O cinema brasileiro teve sua fase dourada, nos anos 50, com a Companhia Cinematográfica Vera Cruz, de São Paulo, e a premiação do filme O cangaceiro, no exterior, em 1953. Foi também a fase dos músicais e comédias da Atlântida Cinematográfica do Rio de Janeiro.
Os teatros, rádios, especialmente a Rádio Nacional, radionovelas, teleteatros e telejornais tinham mais audiência que nunca. Em 1958, a música brasileira fora consolidada, com sucessos como "Chega de saudade" de Vinicius de Moraes. Fora criada também a Bossa-Nova.
A nova capital Brasília surge de uma do trabalho conjunto de Jk, Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. No esporte, a seleção brasileira de futebol foi campeã na Copa do Mundo de 1958 na Suécia, o boxeador peso-galo Éder Jofre foi campeão mundial de boxe; Em 1959 a seleção brasileira de basquete masculina foi campeã mundial no Chile e a tenista Maria Esther Bueno venceu os torneios de Wimbledon e o US Open.
O salário-mínimo, em 1959, em termos reais, descontado a inflação é considerado o mais alto da história do Brasil.
Os anos dourados inspiraram o espírito otimista e inovador,consagrando assim o governo de Juscelino Kubitschek.

Nenhum comentário:

Postar um comentário