quarta-feira, 4 de novembro de 2009

A ELEIÇÃO DE JUSCELINO KUBITSCHEK À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA


Pela aliança PSD-PTB, Juscelino foi eleito Presidente da República em 3 de outubro de 1955 com 36% dos votos válidos. A menor votação de todos os presidentes eleitos de 1945 a 1960.
Naquela época as eleições se realizavam em turno único. Nesta eleição, pela primeira vez no Brasil, se utilizou a cédula oficial confeccionada pela Justiça Eleitoral. Antes de 1955, os próprios partidos políticos confeccionavam e distribuíam as cédulas eleitorais.
Foi difícil o lançamento da candidatura Juscelino pois se acreditava em um veto militar a ela. Juscelino era acusado de ter apoio dos comunistas. Somente quando o presidente Café Filho divulgou a carta dos militares na Voz do Brasil foi que Juscelino se lançou candidato, alegando que a carta dos militares não citava o seu nome.
Para dar legitimidade e prestígio à sua candidatura a presidente, JK visitou o já idoso e venerando ex-presidente da república Wenceslau Brás em sua residência no sul de Minas. Pediu e conseguiu o apoio do antigo presidente à sua canditatura.
Juscelino obteve, em 3 de outubro de 1955, 500 mil votos a mais que o candidato da UDN Juarez Távora e 700 mil votos a mais que o terceiro colocado, o ex-governador de São Paulo Adhemar de Barros. Juscelino foi favorecido pelo lançamento da candidatura de Plínio Salgado, a qual tirou votos do candidato Juarez Távora. Plínio Salgado teve 500.000 votos.
A UDN tentou impugnar o resultado da eleição, sob a alegação de que Juscelino não obteve vitória por maioria absoluta. A posse de Juscelino e do vice eleito João Goulart só foi garantida com um levante militar liderado pelo ministro da Guerra, general Henrique Teixeira Lott, que, em 11 de novembro de 1955, depôs o então presidente interino da República Carlos Luz. Suspeitava-se que Carlos Luz, da UDN não daria posse do presidente eleito Juscelino. Assumiu a presidência Nereu Ramos que concluiu o mandato de Getúlio Vargas. O Brasil permaneceu em estado de sítio até a posse de JK em 31 de janeiro de 1956.

Nenhum comentário:

Postar um comentário